sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Rede Goebbels não sabe a grana que está perdendo...

Pois é. Novela da Rede Goebbels tá ficando cada vez mais chata. As tramas são patéticas. Os personagens-clichês parecem pescados de algum programa do Windows: o grande empresário, o drogadinho rico, a ninfomaníaca que se veste de Zara, o favelado honesto, a empregada nordestina, o porteiro desprovido de caráter, o sujeito que não sabe falar direto, o chef de cozinha com TOC, o bandido em busca de redenção, o sexagenário saudosista, e por aí vai.
Mas eu pergunto: se a Rede Goebbels se vangloria tanto de vender seus produtos para os cinco continentes, por que diabos ela não usa um pouco de criatividade – como, confesso, já foi o caso, em priscas eras – e originalidade – nunca foi o caso – para pagar a pensão de Dona Lili Marinho?
Indo de encontro aos meus próprios e pétreos princípios, darei aqui (opa...) algumas dicas para o übber-channel da TV aberta no tocante a chamadas de possíveis próximas novelas das oito:

Exemplo 1: “Nos confins do alegre Estreito de Behring, Ayuk, O Velho (Tarcísio Meira), casado com Laluk (Fernanda Montenegro), tenta dar um upgrade na sua cooperativa de esquimós pescadores de focas e orcas. Para tanto, conta com a ajuda do misterioso Yuyuk (Reinaldo Giannechini), apaixonado por Jujuk (Danielle Winnits). Entretanto, Ayuk terá de enfrentar as artimanhas de seu arquiinimigo, Mumuk (Tony Ramos). Grandes emoções em...QUEIMADOS PELA NEVE...a nova novela das oito!”

Exemplo 2: “Na esperança de liderar seus companheiros vikings em mais uma jornada marítima, o destemido guerreiro Olafsson (Lázaro Ramos) se depara com o clã rival dos Lobos Altos, liderado pelo rebelde Eleiffsson (Eduardo Moskovis). Ambos também cobiçam o coração da bela Ütta (Mariana Ximenes). Mal sabem eles que serão vítimas de uma mortal praga trazida pelos novos cristãos do misterioso e avantajado Romanus (José Meyer). Grandes emoções em...AS RUNAS NÃO MENTEM...a nova novela das oito!”

Exemplo 3: “François (Fiuk) é um pobre parisiense que sonha em se dar bem como pintor de nus. Um dia, salva a bela Marceline (Cléo Pires) de uma tentativa de estupro orquestrada por decendentes de argelinos desiludidos com a vida nos subúrbios. Ambos viverão uma paixão proibida, pois o pai de Marceline, o irracível Jacques LeGros (Walmor Chagas), produtor de vinhos caros, fará de tudo e de mais um pouco para por um fim no amor dos jovens. E tem mais: o irmão de Marceline, o alcóolatra Marcel (Rodrigo Lombardi), quer ver o circo pegar fogo e pensa em entrar pra Al-Qaeda. Grandes emoções em...GUERRA DE BAGUETES...a nova novela das oito!”

Exemplo 4: “Fragon-Ök (Rodrigo Santoro) é um venusiano que quer conquistar o planeta Terra e escravizar os seres humanos. Mas em sua sede de vingança, ele se apaixona pelo belo espécime humano Madalena (Marcello Antony), um traveco do bas-fond paulista, que tentará demover Ök de seus planos. Para isso, contará com a ajuda das divertidas “colegas” Dinalva (Tony Ramos) e Jurema (Fiuk) e do ex-neo-nazista Chucky (Wagner Moura). Grandes emoções em...GOSTO DE ESTRELA...a nova novela das oito!”

Exemplo 5: “Frukus-Amon (Luigi Barichelli) é um pobre diabo vivendo sob a chibata do faraó da 25ª Dinastia Amenófis (Francisco Cuoco), mas se relaciona secretamente com Anak-Papoum(Carolina Dickerman), filha caçula do soberano. Decidido a reclamar seu amor e tomar o trono, Frukus-Amon contará com a ajuda das múmias de suas duas avós, Lilith (Dercy Gonçalves) e Luluth (Tônia Carrero). Grandes emoções em...PIRÂMIDE DE INTRIGAS...a nova novela das oito!”

Exemplo 6: “Otoniev Kaplevich (José Meyer) é um mero servo do Tzar russo (Othon Bastos). Entre um açoite e outro, vive uma paixão platônica com a bela e inocente Irina Zazilieviska (Regina Duarte), mas também sonha em se tornar um grande e revolucionário líder que ajudará o populacho a derrubar o milenar regime autoritário. Mal sabe ele que seus planos cruzarão com as aspirações megalomaníacas de um certo Napoleão (Castrinho). Grande emoções em...FOGO COSSACO...a nova novela das oito!”

Exemplo 7: “É na Europa afundada no lamaçal da Idade Média que Tim, o Ferreiro (Reynaldo Gianechini) se apaixona pela doce e virginal Milady Danae (Bruna Lombardi). Mal sabe ele que seus planos de casamento e dote estão para serem abalroados pela presença do maquiavélico e leproso príncipe Giordanno de Basili (Lima Duarte) e por uma inesperada invasão de otomanos liderados pelo xerife Bazuk-el-Barud (Lázaro Ramos). Grandes emoções em...EMPALADOS PELO AMOR...a nova novela das oito!”

Exemplo 8: “Vietnã, 1970. Nos cafundós da inóspita selva, o médico vietcong Boon-Enlai (Rodrigo Santoro) nutre uma secreta paixão pela especialista em explosivos Uai-Uai (Giovanna Antonelli). Decidido a abandonar a causa revolucionária e abrir uma pastelaria em Cascadura, Boon-Enlai terá de reunir suas forças para fugir do Viet liderado pelo desprezível Uon-Katchek (José Wilker) e driblar as forças norte-americanas do comendando James P. Hulk (José Mayer). Grandes emoções em...MINAS DA PAIXÃO...a nova novela das oito!”

Mais e Melhores Lampejos Eleitorais

Wagner Montes...
Cidinha Campos dando uma de Sam Kinnison...
Nem o Nego quis ficar com o Dirceu...
O jingle do Eymael lembra o do Ivanhoé...
Quem diabos escreveu o script do Lindbergh, com todos aqueles “olha...” no começo de cada frase? E que história é essa do Lula conhecer o Rio “como poucos”...?
Uem foi Waguinho mesmo?...
Barriga do Açougue...
Homem-Mosquito...
“Há quatro anos atrás...” (Sérgio Cabral).
Eu sempre confundo o gabeira com a Denise Frossard. Acho que curtem o mesmo coiffeur...
Juciara Huru!!! Chambarelli!!!
Russo do Peixe!!! Chumbinho!!!
Maluco Beleza (“policial há 30 anos...”)
Marci Lacerda (“Não diga obrigado...diga Merci...”)
Aquela mesma porcentagem que candidatos idosos que mal se agüenta em pé...
Se a “minha” voz fosse a voz do César Maia, meus pais já teriam me deixado no tapete de entrada de alguma família cigana...
Carlão da Melhor Idade logo após Elymar Santos...
Fernando Gusmão ligou. Era uma gravação, claro...
A “famiglia” Picciani, hein?
O tal Marcello Cerqueira quer um lugar no Palácio das Laranjeiras ou um lugar no Álvaro’s, bem acompanhado de um uisquinho e um balde gelo?...
Medo atrás de medo...