quarta-feira, 23 de março de 2011

Leitura Desastrosa

Estou lendo, entre outras coisas, um livro que comprei no sebo em Ipanema. Se chama "Disasters: The anatomy of environmental hazards", de um sujeito chamado John Whittow, Ph.D em Geografia e membro da Royal Geographic Society. O livro, publicado pela Pelican Books, é de 1980. Basicamente, afirma que vivemos em uma enorme casca de ovo, e não raro pioramos a situação com nossas construções, ilegais ou não.

Já estou na parte que fala dos terremotos. Pelo mapa que mostra o Japão, já posso constatar que a localização é das piores. Mas engana-se quem acha que regiões relativamente "estáveis" não podem registrar tremores danosos. A Inglaterra é um desses exemplos.

Outra coisa: quando ocorreu o tremor no norte do Japão, uma âncora de rádio afirmou que a erupção do Karkatoa, de 1883, matou pouca gente. É relativo. A erupção em si (lava, cinzas, etc.) matou poucas pessoas. No entanto, a série de tsunamis provocada pela erupção fez com que fossem registradas ondas de até 36 metros, que, ao todo, ceifaram mais de 36.400 vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário