quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entre! A Casa é Sua!!! (Aos Olhos de um Fardo Diplomático)

"Toc. Toc. Toc."
"Quem é?..."
"É Titio Zelaya e companhia..."
Não deu outra nos noticiários, tupiniquins e estrangeiros. O presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya, acompanhado da esposa e de petit comité, foi acolhido na embaixada brasileira em Tegucigalpa (alegre Honduras). Devidamente instalado e sorridente, subiu no muro, fez um curto discurso e agradeceu aos manifestantes e partidários pelo carinho, antes de a polícia e o exército colocarem os mesmos para correr, sob uma chuvarada de cacetadas, balas de borracha, jatos de água e bombas de efeito moral.
Alegria, alegria. Mas agora o carnaval acabou. Cortaram luz, água e telefone da embaixada e do bairro na qual esta se encontra. A comida acabou. Ah, pequeno detalhe: o embaixador brasileiro não está. O único diplomata brasileiro é um encarregado de negócio, que tem toda a pinta de que vai ser alçado ao posto de herói da diplomacia tupiniquim (isso, é claro, se não mandar tudo às favas, enxotar o Zelaya da residência e pedir as contas...).
Sabem aquela história do tio estranho que chega com a família de surpresa justo quando teus pais não estão em casa? Mais ou menos isso, só que em Honduras. O problema disso tudo é que a corda rompeu para o lado da "diplomacia" tupiniquim (i.e. "diplomacia PT Style"), que não só abriu um precedente oba-oba como agora não sabe como – e com quem – vai descascar o abacaxi.
Glorificado seja o dia em que tive juízo suficiente para pular desse Titanic chamado Itamaraty.
Aliás, sequer embarquei. Ufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário