sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Meias Verdades

Alguém já disse que, em tempos de guerra, a primeira vítima é a verdade.

Essa Comissão da Verdade, idealizada pelo Ministério de Direitos Humanos, já nasceu errada. O eventual esclarecimento de graves violações não servirá para punir os responsáveis pela tortura e morte tanto de membros da esquerda, quanto de pessoas ligadas à ditadura e a inocentes que foram feridos ou mortos no fogo cruzado.

Esclarecer, muita gente já esclareceu; e não raro fez isso sem usar dinheiro, privado ou público. Ademais, no que tange a essa Comissão, será vedada a participação de pessoas que possam ter a imparcialidade contestada.

Porra! É pra esclarecer ou pra redigir manual de História?

De minha parte, sei que meu avô foi delatado, capturado, torturado e assassinado pouco depois do meu nascimento. Certamente não sou o único a saber, de cor e salteado, os nomes dos traidores e dos torturadores. Alguns residem em Hardcore Brasília; outros em Pitboyland. Muitos têm netos e passeiam com os mesmos em shoppings, ou comemoram datas especiais em restaurantes, bares e churrascarias.

Longe de o presente texto ser um pedido de revanche. Até porque, se eu quiser revanche, eu não peço pra governo. Muito menos para governos que, como bem disse um motorista de táxi aqui de Pitboyland, são verdadeiras "democraduras" (sic).

Nenhum comentário:

Postar um comentário